Metaverso, um novo caminho para o futuro

Em 2021, metaverso foi uma das palavras mais buscadas da internet. E isso não é nenhuma surpresa, o metaverso se tornou em muito pouco tempo alvo de milhões de curiosos ao redor do mundo todo, mas porque? O que é e como surgiu o metaverso?

Vamos descobrir agora mesmo.

O metaverso nada mais é do que um novo universo, um universo virtual em realidade aumentada. Isso mesmo, um universo em que somos capazes de interagir com tudo que há nele, mesmo que ele seja virtual.

À princípio, para acessar o metaverso existem acessórios específicos que tornam essa interação com esse novo universo possível, como óculos especiais, fones de ouvido e outros equipamentos que em conjunto fazem as portas do futuro se abrirem para a humanidade.

Você já deve ter escutado falar ou jogado alguma vez na sua vida o famoso jogo The Sims, em que você constrói relações com outras pessoas em um mundo totalmente fictício. Mas já imaginou poder interagir com pessoas do mundo inteiro em um universo que estaria coexistindo com o nosso? Poder ir a restaurantes, shoppings centers e fazer viagens para outros lugares sem precisar sair de casa.

Atualmente essa questão desse novo universo é ainda um pouco limitada, mas muitas pessoas acreditam que o metaverso irá quebrar todas as barreiras inimagináveis e nos trazer uma nova forma de interação com dezenas, milhões ou até bilhões de pessoas em todo o mundo.

Muitas pessoas acreditam que foi Mark Zuckerberg quem criou o metaverso. Em outubro de 2021, o dono da empresa Facebook anunciou a mudança do nome de sua empresa para Meta. E declarou que a partir desse momento o foco de sua companhia passaria a ser no mercado de realidade virtual (VR) e de realidade aumentada (VA).

Apesar de estar cada vez mais conhecido, o conceito do metaverso não é novo. O filme Ready Player One trás à nós uma visão de como poderíamos imaginar um universo totalmente novo e interativo. A obra lançada em 2018 e dirigida por Steven Spielberg aborda esse tema. Além disso, o nome metaverso foi usado pela primeira vez no livro Snow Crash, escrito por Neal Stephenson e publicado em 1992.

O metaverso é um tema que gera muitas dúvidas, então, vamos entender como ele funciona e o que ele trás de tão inovador e porque milhares de pessoas estão cada vez mais curiosas e interessadas nele.


O que é o metaverso?

Metaverso é a palavra usada para dar nome à um ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista, onde pessoas poderão conviver utilizando avatares customizados em 2D ou 3D. Em outras palavras, ele é uma evolução da internet atual.

Se compararmos a internet de hoje em dia com a internet a 10, 20 anos atrás, podemos notar a grande evolução do mundo digital. Meios de comunicação, métodos de pagamentos, compras feitas em lojas virtuais, interação com outras pessoas em jogos online etc. E o metaverso está chegando para tornar tudo isso cada vez mais imersivo. Mais do que navegar na Internet, será possível vivenciá-la por dentro.

Praticamente falando, ao usar óculos de realidade virtual combinados de fones de ouvido e sensores, será possível conhecer um mundo virtual online que também incorpora a realidade aumentada, avatares holográficos em 3D, vídeos e outros meios de comunicação. No metaverso, basicamente falando, tudo será possível e o céu é o limite.

Jogos, ouvir música, assistir a filmes e muitas outras coisas que fazemos no nosso cotidiano terão uma nova interação, o metaverso irá revolucionar a forma como conhecemos e usamos a internet.

Reuniões de trabalho, lives de artistas e criadores de conteúdo irão se tornar cada vez mais frequentes e realizadas de uma forma jamais vista antes no mundo real. Será possível ir a shows sem precisar sair de casa.

Atualmente essa visão desse novo e imersivo universo ainda não é totalmente possível. Equipamentos como óculos de realidade virtual precisam se tornar mais acessíveis à população em geral.


Quando surgiu o metaverso?

Cómo vimos anteriormente, o termo metaverso surgiu no livro de ficção científica "Snow Crash", escrito por Neal Stephenson e publicado em 1992. No livro, o personagem Hiro Protagonist é um entregador de pizzas na vida real. Mas, no mundo virtual, ele se transforma em um hacker samurai. Stephenson chamou essa realidade digital de metaverso.

Outra grande obra da literatura, o livro escrito por Ernest Cline, "Ready Player One", publicado em 2011. No livro os personagens passam horas em um videogame de realidade virtual para fugir dos problemas que enfrentam no mundo real. Steven Spielberg dirigiu uma adaptação de mesmo nome para as telas de cinema em 2018 (como citado anteriormente).

Uma das primeiras empresas que tentaram dar vida ao metaverso foi a Liden Lab, que lançou o jogo Second Life, em 2003. O jogo se passa num ambiente virtual em 3D que simula a vida real.

Apesar de ter atraído milhares de jogadores, Second Life nunca ultrapassou as barreiras do que é real e do que é ficção. Talvez se o jogo fosse lançado nos dias atuais, a abordagem do game no metaverso poderia chegar próximo de ultrapassar essas barreiras. Jogos como Fortnite, Roblox e Minecraft já usam o conceito do metaverso, ainda de uma forma um pouco limitada, mas caminhando rumo ao que talvez um dia se torne tudo e mais um pouco que vimos até aqui.


Como funciona o metaverso

Na prática, a sensação seria de estar totalmente imerso nesse universo virtual, em uma mistura da realidade virtual com a realidade aumentada. Ou seja, seria possível substituir as telas de computadores, smartphones, tablets etc, por uma experiência tridimensional, em que poderíamos interagir com objetos e pessoas dentro desse universo.

Ainda não é possível descrever com exatidão como o metaverso vai funcionar na prática, já que tudo ainda é algo muito novo e em pleno desenvolvimento, mas cada dia estamos mais próximos de descobrir até onde o metaverso pode nos levar e quais seriam os seus limites e suas inovações para as nossas vidas. O que se sabe é que todos os usuários teriam seus próprios avatares e poderiam trabalhar, manter contato com amigos, construir e decorar uma casa, comprar roupas, ir a eventos. Tudo de maneira virtual, obviamente falando.

Seria possível encontrar amigos e ir a peças de teatro, assistir a filmes e visitar galerías de arte que seriam exclusivas do metaverso, ou seja, você não encontraria esses eventos específicos no mundo real, eles estariam disponíveis apenas dentro de um mundo virtual. Imagine, em vez de simplesmente abrir uma página de internet no seu computador ou celular, você poderia realmente entrar nela.

Na teoria seria possível acessar esse novo mundo de um computador, smartphone ou um console de videogame e uma vez lá dentro, você poderá ser quem você quiser e fazer coisas que não são possíveis no mundo real ou que você não faria devido a alguma limitação física ou geográfica, como voar, pilotar carros supersônicos, ir de um país a outro sem precisar sair do conforto de sua casa.


Economia e vida financeira

Um novo sistema de economia seria criado para que os usuários pudessem comprar e vender objetos, alimentos, propriedades e todo tipo de coisas imagináveis. O dinheiro real poderia ser usado dentro desse universo para realizar pagamentos e fazer transferências para outros usuários, e muitos também falam do surgimento de novas carreiras e oportunidades de trabalho que o metaverso traria.

Seria possível conseguir um novo emprego dentro do metaverso e com o dinheiro ganho lá, comprar coisas para sua casa real e viver a partir disso sem ter que se deslocar de sua residência. Muitos acreditam que isso seria mais agradável, pois não teriam mais que ficar longe de suas famílias e não precisariam percorrer longas distâncias. Claro que isso ainda é uma teoria, mas esse conceito abre novas possibilidades e possíveis oportunidades para pessoas que procuram uma estabilidade financeira melhor e que possam dar uma vida melhor à suas famílias.


Qual a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada?

A realidade virtual nos possibilita simular o mundo real num universo tridimensional e ter interação com objetos e até pessoas, com o uso de óculos e sensores especiais que tornam isso possível.

A realidade aumentada é algo que vai além da realidade virtual. Ela combina os aspectos virtuais e físicos. Diferente da realidade virtual, a realidade aumentada insere elementos virtuais no mundo real. Por exemplo, no jogo Pokémon Go, em que as pessoas podem jogar usando as câmeras dos seus smartphones para capturar criaturas que existem dentro do próprio jogo. Resumindo, a realidade aumentada leva além todo o conceito de um universo virtual e faz com que seja possível a interação entre esses dois mundos.

Conclusão

Vimos que o metaverso é algo totalmente diferente e inovador de tudo que existe no mundo. Muitas pessoas não aceitam bem o conceito do metaverso, a ideia de um universo novo pode ser um pouco assustadora para quem não entende muito bem como ele funciona e como ele funcionará daqui alguns anos. O que sabemos é que tudo ainda é baseado em especulações e ideias que são baseadas em ficção e por isso ainda não dá para afirmar com total clareza o que o metaverso tem a nos mostrar, mas uma coisa é certa, a tecnologia está avançando cada dia mais e com ela novas descobertas estão acompanhando esse avanço.


Créditos: conteúdo parcialmente inspirado e retirado do artigo de Johnatan Castro – Editor de Conteúdo no Nubank

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Ganhar cripto postando e assistindo vídeos

Criptoback, cashback em criptomoedas nas suas compras (update)